A Psicologia Organizacional e do Trabalho é uma área da psicologia que pode prestar consultoria e/ou assessoria que tem como foco as organizações e os seus Recursos Humanos e na dinâmica das relações interpessoais de trabalho nas instituições, empresas, grupos, entidades etc.
A Psicologia pode atuar na adequação do ser humano ao seu ambiente de trabalho, buscando melhorias nas relações estabelecidas com os demais e na satisfação e realização pessoal e profissional, ao que hoje chamamos de qualidade de vida no trabalho. Um desafio importante é o de compreender e integrar os múltiplos aspectos que constituem a vida das pessoas, dos grupos e das organizações, em um mundo em constante transformação e mudanças.
Neste sentido, a atuação do psicólogo neste contexto, pode ser o de assessoria e consultoria na área de Gestão de Pessoas, ajudando as empresas de pequeno, médio e grande porte a cuidarem de seus recursos humanos através do uso de ferramentas de gestão adequadas para a atração e retenção de pessoal.
A prestação de serviços e a escolha das ferramentas recomendadas pelo consultor (psicólogo) dependerá de um diagnóstico inicial da área para levantamento das necessidades da empresa e do desejo da Direção em investir no seu pessoal. Os serviços poderão ser os mais variados, desde uma assessoria nos processos de Recrutamento e Seleção de pessoal, Programa de Integração à empresa, Palestras e Workshops, Treinamento e Desenvolvimento de Equipes, Avaliações de Potencial, Recolocação no Mercado, Acompanhamento Funcional, Descrição e Análise de Cargos, Avaliação de Desempenho, Pesquisa de Clima Organizacional, Plano de Benefícios, Programa de Qualidade de Vida e Programa de Coaching, entre outros.
Sabemos da importância de termos na empresa profissionais qualificados com as competências, ou seja, os conhecimentos, habilidades e atitudes que atendam as expectativas de cada negócio.
A Psicologia, através da consultoria, acredita nisso e desta forma coloca seu conhecimento e experiência para ajudar as empresas nesta tarefa, utilizando instrumentos e recursos como testes psicológicos, dinâmicas, jogos e vivências eficazes que avaliam a necessidade da organização ou instituição em relação à gestão de pessoas.
Assim, sua empresa estará promovendo um diferencial competitivo que se refletirá em resultados, agregando valor aos produtos e/ou serviços oferecidos.
Palestras e Workshops: São treinamentos ou capacitações de curta duração com objetivos específicos e focados. Exemplos: palestras motivacionais, abordagem de assuntos práticos de determinada necessidade de sua empresa como saúde, segurança, 5Ss, qualidade, ou dificuldades pontuais a serem trabalhadas, temas contemporâneos, entre outros.
Treinamento e Desenvolvimento: Têm um objetivo mais amplo e a longo prazo com resultados ao atendimento a necessidades da empresa.
Pesquisa de Clima Organizacional: Cada vez mais as empresas precisam de informação para melhorar sua gestão. A pesquisa de clima é um consagrado instrumento de melhoria ao revelar pontos de dificuldades ou insatisfação de sua equipe, muitas vezes desconhecidos dos gestores, e que prejudicam o resultado global da empresa. A Pesquisa de Clima Organizacional proporciona uma análise da organização com o seu ambiente, bem como o conjunto de condições que caracterizam o estado de satisfação e/ ou insatisfação dos colaboradores na empresa e de sua interação com os demais. O clima organizacional busca visualizar e identificar o grau de alinhamento entre a cultura definida pela organização e as ações realizadas no dia-a-dia. A análise de resultados da pesquisa de clima contempla os pontos fortes e os pontos que apresentam espaços de melhoria para crescimento para empresa.
Avaliação de Potencial: Avaliação individualizada ou de equipes para melhoria de desempenho. Esse serviço pode ser utilizado tanto para a escolha adequada de profissionais no mercado (seleção) quanto para promoções interna de funcionários. Técnica que pode ser utilizada tanto no processo de admissão como estendida ao quadro funcional ativo, em processos promocionais, avaliação de potencialidades, verificação de relacionamento interpessoal e outros. A avaliação é um instrumento utilizado para melhor conhecer as pessoas. É muito utilizada em seleção de pessoal, orientação profissional, promoções, reenquadramentos ou diagnóstico de personalidade.
Coaching pessoal e de carreira
É um processo, estabelecido entre coach e coachee em que se busca conhecer e desenvolver as competências e os talentos, e os gaps (pontos a serem desenvolvidos) de maneira eficiente e adequada.
O processo acontece a partir de encontros semi-estruturados, onde traça-se os objetivos pessoais e/ou profissionais e de carreira, a serem alcançados pelo candidato. Mapeia-se as competências, os fatores limitantes, os recursos necessários ao seu projeto, avalia-se valores e princípios importantes para a pessoa, construindo assim uma relação de ajuda e de crescimento.
Aplica-se bem a situações de jovens iniciando carreira profissional nas empresas, no encerramento do curso superior, em promoções internas, quando assumir cargos de liderança, ou em processos de aposentadoria ou qualquer momento de mudança pessoal ou profissional do candidato. O coaching é uma ferramenta de auto conhecimento e ampliação da consciência das capacidades individuais.
TOP - Trabalho de Orientação Profissional
Programa dirigido ao público jovem, que está inserindo-se no mercado e escolhendo sua área de conhecimento e profissionalização. O objetivo do programa é proporcionar um espaço de reflexão sobre o mercado de trabalho e profissões, além da análise e descoberta de potencialidades, que contribuam num processo mais seguro de escolha da profissão. Desse modo, agindo preventivamente, a adaptação a profissão escolhida é facilitada, resultando na satisfação pessoal e profissional. Através de entrevistas, análise de interesses e habilidades do candidato, perfil psicológico pode-se sugerir e mapear as melhores escolhas profissionais para a pessoa.
Eliani Inês Lanzarini