A psicologia escolar é o ramo da Psicologia que trabalha com as questões que dizem respeito à educação como um todo.
O psicólogo escolar pode trabalhar prestando assessoria, estando inserido no ambiente escolar ou órgãos afins.
Considera-se de extrema importância a psicologia como ciência e profissão para a educação através do trabalho efetivo do psicólogo, fazendo parte da equipe multidisciplinar.
O psicólogo inserido no ambiente escolar poderá auxiliar os professores e alunos em suas relações interpessoais, para o atendimento e entendimento dos conflitos emocionais e comportamentais. É o profissional qualificado para propor ações de prevenção e intervenção, criando espaços de escuta e de ressignificação da escola, colocando o conhecimento e o fazer psicológico a favor da Educação e das pessoas.
No que se referem às atividades mais específicas do psicólogo escolar, estas poderão contemplar toda a comunidade escolar: professores, familiares, estudantes, equipe técnica, gestores e funcionários.
São muitas as atividades que o profissional poderá desenvolver no ambiente escolar, dentre elas citamos:
Atuar na elaboração do projeto político-pedagógico da escola
O psicólogo deverá levar em conta o projeto político pedagógico, procurando compreender e conhecer dados objetivos relativos à organização escolar, enfocando como ocorre a prática pedagógica. Esse processo permitirá o planejamento, desenvolvimento e avaliação de diferentes possibilidades de intervenção.
Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem
O psicólogo acompanhará os diferentes aspectos do processo de escolarização: relações familiares, relação com os colegas, práticas institucionais e contexto social.
Outra possibilidade de atuação refere-se ao acompanhamento dos alunos em conselhos de classe, no cotidiano da escola, nas dificuldades que surgem no processo de escolarização.
Caso o aluno necessite de uma avaliação psicológica, o psicólogo escolar irá encaminhar para o psicólogo clínico, o qual realizará a avaliação e o atendimento psicológico do aluno.
Trabalhar com grupos de alunos
Pode-se desenvolver trabalhos com grupos de alunos trabalhando diversos temas, dentre eles: adolescência, sexualidade, valorização da escola, transição dos alunos de um ano para o outro, indisciplina, violência na escola, questões de gênero, direitos humanos, preconceito e discriminação e outros.
Grupos de apoio psicopedagógicos com alunos que apresentam dificuldades no processo de escolarização também pode ser outra atividade desenvolvida. O psicólogo nesse sentido, poderá trabalhar em parceria com pais, professores e equipes pedagógicas, com atividades que colaborem para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, enfocando a relação entre cognição e afeto.
Grupo de orientação aos pais
Através dos grupos de pais muitos aspectos poderão ser trabalhados no que diz respeito ao papel social da escola e da família, bem como sobre as dificuldades na vida de pais e filhos. Frente a possíveis dificuldades escolares, a discussão coletiva pode facultar novas ideias e ações favorecedoras de uma prática compartilhada que contribua para a qualidade do processo de aprendizagem.
Grupo com os professores
No diálogo com os educadores, o psicólogo pode desenvolver ações que contribuam para uma compreensão dos elementos constituintes do processo educativo no âmbito individual e coletivo. Poderá contribuir, portanto, fortalecendo a pessoa e o papel do professor como agente principal do processo de ensino e aprendizagem.
Acompanhar a educação inclusiva
O profissional poderá desenvolver ações como: acompanhamento do aluno de inclusão no contexto escolar; participação na articulação de serviços para o atendimento do estudante com deficiência em outras áreas; mobilização de encontros e participação em reuniões com os profissionais que atendem esse aluno, auxiliando assim, também, a compreensão dos professores acerca das necessidades especiais.
Trabalhar na formação de Educadores
O psicólogo pode atuar junto aos professores por meio de formação continuada, trabalhando conteúdos relacionados ao desenvolvimento e aprendizagem, assim como questões sobre relações interpessoais que permeiam o processo educativo, fornecendo subsídios que contribuam para o entendimento de como o aluno aprende. O objetivo é contribuir para o aprofundamento teórico, a fim de compreender as relações existentes entre a subjetividade humana, a formação do psiquismo e o processo educacional.
Maiores informações sobre o fazer do psicólogo no âmbito escolar acesse:
Rosemeri Sartori Carrer